trabalhos
a) Um avião, ao decolar, está sujeito à ação de forças que atuam apenas na horizontal enquanto ele está em contato com o chão, e sob à ação de forças na horizontal e na vertical quando ele se encontra voando.
b) Dois carros partem da cidade A e se dirigem à cidade B. Um dos carros percorre uma trajetória semicircular e o outro uma trajetória retilínea. Podemos afirmar que os deslocamentos sofridos pelos dois carros são iguais.
c) Quando uma pedra é arremessada verticalmente para cima no vácuo, sob a ação do campo gravitacional terrestre, o módulo da força gravitacional sobre a pedra aumenta com a distância à superfície da Terra.
d) Em dois segundos a velocidade de um guepardo varia de 0 a 72 km/h, correspondendo a uma aceleração média de 36 m/s2.
Sua resposta:
2. (PUC-RJ 2008) Uma pessoa caminha uma distância de 20,0 m em um tempo de 10,0s. Qual sua velocidade?
a) 1,6 km/h
b) 2,5 km/h
c) 5,5 km/h
d) 7,2 km/h
e) 9,2 km/h
Sua resposta:
3. (AFA 2001) Um automóvel com o motorista e um passageiro move-se em movimento retilíneo uniforme. Repentinamente, o motorista faz uma curva para a esquerda, e o passageiro é deslocado para a direita. O fato relatado pode ser explicado pelo princípio da
a) inércia.
b) ação e reação.
c) conservação da energia.
d) conservação do momento angular.
Sua resposta:
4. (UEPA 2005) Medidas do campo gravitacional na superfície da Terra são feitas com instrumentos chamados gravímetros. O gravímetro indica variações no campo gravitacional por meio de medidas da deformação elástica de uma mola à qual está presa uma pequena massa cujo peso varia conforme a intensidade do campo gravitacional local. Outra maneira para medirmos o campo gravitacional é efetuarmos medidas do tempo de queda de um corpo em queda livre, de uma certa altura, em uma câmara de vácuo.
I. Para que a deformação da mola (x) seja a maior possível para uma variação pequena da