Prova
Tópicos Especiais em Políticas Públicas: Teorias e Políticas Regionais e Urbanas Recentes
Obs. As questões deverão ser respondidas com base na bibliografia do programa e ter entre 4 e 6 páginas cada questão.
1) Discuta os modelos de desenvolvimento regional caracterizados como Arranjos Produtivos Locais e os Distritos Italianos.
A acumulação flexível conforme nomeação de Jiménez (2001) decorrente da ascensão, no final dos anos oitenta, de vários trabalhos que apontavam à dinâmica e as condições internas como responsáveis pelo crescimento das regiões, se refere à ideia de que apenas o esforço próprio da região e a relação que ela assume com o capital internacional é o determinante das possibilidades de desenvolvimento, não considerando o estágio de desenvolvimento em que se encontra a economia e sua posição perante a hierarquia produtiva internacional.
O termo distrito industrial tem origem em Marshall (1909) e consiste em concentrar a localização das pequenas e médias empresas, o que segundo este autor poderia trazer benefícios e sinergias positivas ocasionadas pela competitividade, cooperação e interação entre estas empresas. A cooperação pode vir da divisão das etapas do processo produtivo entre as empresas, pela terceirização de etapas produtivas e subcontratação entre elas, facilitada pela proximidade geográfica, minimizando desta forma, o custo de transporte do produto entre suas fases do processo produtivo. Este processo gera uma especialização de pequenas e médias empresas em determinadas etapas do processo produtivo, como ressonância do pós-fordismo nas relações produtivas, dando a impressão que esta especialização flexível permitiria a estas empresas competirem com grandes firmas de características monopolistas, à medida que realizam integrações verticais em busca de economias de escala.
O modelo de acumulação flexível se apresenta muito mais atrativo aos países em desenvolvimento, pelo fato de que ele permite um sentimento de