Trabalhos
Prevalência e Incapacidade
Resumo:
Objetivos: Determinar a prevalência e incapacidade da dor lombar na CESPU.
Metodologia:
Resultados:
Conclusões:
Palavras-chave:
Abstract:
Objective: To determine the prevalence and disability of low back in CESPU.
Methods:
Results:
Conclusions:
Key words:
INTRODUÇÃO
A dor lombar inespecífica constitui um problema de origem multifatorial que afeta, nos países desenvolvidos, uma parte considerável da população. Poderá ter sérias repercussões a diferentes níveis (funcional, psicossocial e sócio-económico), sendo que a população jovem é especial e comummente afetada (e. g., Balagué, Troussier e Salminen, 1999, Fairbank et al., 1984, Oliveira, 1999, e Salminen, 1984), com resultados de prevalência de dor a variarem entre os 12% (Burton, Tillotson e Troup, 1989) e os 57% (Ebrall, 1994).
Apesar da vasta quantidade de estudos e tempo dedicado à sua compreensão, as implicações ou limitações decorrentes da dor lombar continuam a aumentar na sociedade atual (Henschke et al., 2007).
São diversos os fatores de risco envolvidos na dor lombar juvenil tais como biomecânicos, antropométricos e psicossociais. Os fatores de risco psicossociais estão estritamente ligados a características vivenciais e de natureza contextual, assim como a carateres idiossincráticos individuais, abrangendo os estilos de vida dos jovens, o tabagismo e diversos aspetos do foro emocional e personalístico (os quais são, no faseamento adolescente, especialmente modificáveis e vulneráveis).
Atualmente os jovens incluem essencialmente a prática desportiva extremada ou competitiva e o sedentarismo exagerado, os quais se têm assumido como fatores de especial importância, dada a sua perniciosidade para os sistemas músculo-esquelético e psicológico. Diversos autores referem que a prática desportiva muito precoce e/ou elevadamente intensa poderá representar o mesmo risco de desenvolvimento de dor