trabalhos
RESUMO
CIENCIAS, TECNICA E ARTE: O DESAFIO PESQUISA SOCIAL.
PONTA PORÃ
2013
1º CIENCIAS, TECNICA E ARTE: O DESAFIO DA PEQUISA SOCIAL CIENCIAS E CIENTIFICIDADE
Para MINAYO de uma maneira ou de outra a pesquisa trás resultados para nós, a pesquisa e flexível, a pesquisa e qualitativa vê como se passa. Na medida em que vamos conhecendo, percebemos as mudanças, a pesquisa não e conclusiva e nem definitiva.
Pesquisa e estar em constantes indagações, toda pesquisa tem que ter dois lados, “O que saber e oque não fazer”. Tudo que temos que ter uma consciência histórica nos é um ser social, histórico, geográfico e cultural. Cada pessoa estuda a origem da sua própria historia, pois o objetivo das ciências sociais e histórica.
Ela mostra que ser humano tem diferentes identidades pela sua razão cultural, ou pela classe social que eles possuem toda pesquisa precisa ter objetividade, portanto temos que procurar sermos imparcial, pois existem normas a serem seguidas, para que o objetivo da pesquisa seja essencialmente qualitativo, e para que isso aconteça precisamos utilizar a metodologia adequada.
2º O CONCEITO DE METODOLOGIA DE PESQUISA
Método é o caminho onde devemos percorrer nunca esquecendo que o mesmo deve andar sempre juntos com a teoria.
Segundo LENEN (1965) “o método é a alma da teoria”. Não podemos ficar somente na teoria, mas sim praticar, usando tema metodologia clara e coerente, caso contrario não produzimos frutas devemos sempre inovar, nunca ficar na mesmice. Em um texto pode ter as mesmas teorias, mas ele por si própria é diferenciado.
A pesquisa e atividade básica das ciências tudo tem que estar bem claro é essencial o objeto de pesquisa, e através de investigações o pesquisarem chega à resposta, pois a pesquisa e a busca de conhecimento focado, temos que estudar sobre o tema, depois pesquisar, ou