sistemas operacionais
Por mais complexo que possa parecer, um sistema operacional é apenas um conjunto de rotinas executado pelo processador, da mesma forma que qualquer outro programa. Sua principal função é controlar o funcionamento do computador, como um gerente dos diversos recursos disponíveis no sistema.
O nome Sistema Operacional não é único para designar esse conjunto de programas.
Nomes como monitor, executivo, supervisor ou controlador possuem, normalmente, o mesmo significado.
Um sistema operacional possui inúmeras funções que, em resumo, estão dispostas em dois itens:
1.1 - Facilidade de acesso aos recursos do sistema:
Um sistema de computação possui, normalmente, diversos componentes, como terminais, impressoras, discos e fitas. Quando utilizamos um desses dispositivos, não nos preocupamos com a maneira como é realizada esta comunicação e os inúmeros detalhes envolvidos.
Para a maioria de nós, uma operação cotidiana, como, por exemplo, a leitura de um arquivo em disquete, pode parecer simples. Na realidade, existe um conjunto de rotinas específicas, controladas pelo sistema operacional, responsável por acionar a cabeça de leitura e gravação da unidade de disco, posicionar na trilha e setor onde estão os dados, transferir os dados do disco para a memória e, finalmente, informar ao programa a chegada dos dados.
O sistema operacional, então, serve de interface entre o usuário e os recursos disponíveis no sistema, tomando esta comunicação transparente e permitindo ao usuário um trabalho mais eficiente e com menores chances de erros.
Ver Fig. - Visão conceitual
Este conceito de ambiente simulado, criado pelo sistema operacional, é denominado máquina virtual (virtual machine) e está presente, de alguma forma, na maioria dos sistemas atuais.
1.2 - Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida:
Quando pensamos em sistemas multiusuário, onde vários usuários podem estar compartilhando os mesmos recursos, como, por