trabalhos
Existem estágios de desenvolvimento das equipes, que não necessariamente segue um padrão ou passos definidos, podendo passar por uns e depois voltar antes de ir para outro. Podemos citar cinco etapas: 1) Formação; 2) conflito; 3) Normatização; 4) Desempenho; 5) Desintegração. Na formação se inicia os contatos entre os membros, identificação, forma de contribuir com os objetivos da equipe. O conflito se dá através do processo de ajuste ou negociação. O que depende das características de personalidade e cada um.
Porém, o conflito não quer dizer que será sempre como uma “guerra”. Pode ser apenas disputa, discordância entre eles. Já Normatização é um termo utilizado para revelar as relações mais próximas entre os componentes, o diálogo espontâneo, troca de informações e tolerância diante de opiniões opostas. O Desempenho é o quarto estágio que indica a evolução da equipe nas suas tarefas e objetivos alcançados. A forma que encontraram para sobreviver a todas as adversidades e chegar ao sucesso. A Desintegração se dá quando as equipes formadas alcançaram seus objetivos e não existe mais razão para que os membros continuem juntos ou ligados.
O que Afeta a Estrutura das Equipes
Existem elementos que afetam a estrutura das equipes de trabalho. Uma delas são as normas que regem o comportamento e o desempenho dos membros e a tolerância com o sucesso ou fracasso de cada um. São diferentes das regras de uma organização por serem estabelecidas de forma informal. Outra seria a forma como são apresentados os papéis atribuídos aos participantes dentro da equipe. Pois o papel atribuído deve ser desenvolvido de forma aceitável.
Realizando aquilo para o que foi proposto. Sendo que esse papel pode não ser espontâneo. Existe ainda o prestígio ou status que se alcança. Que pode ser interpretado como um reconhecimento social dado a um membro. Isso pode trazer conseqüências positivas ou negativas. O prestígio geralmente leva aos objetivos,