Trabalhos
Com o desenvolvimento das atividades humanas, tal como a agricultura, a vontade do Ser Superior ao humano começa a ser diferente, podendo ser o próprioanimal, a chuva, fogo, que variam de acordo com as necessidades do homem. Tomando consciência de ser limitado, de ser frágil e finito, o Ser Superior dá ao homem um destino que lhes é feito antes mesmo doseu nascimento, ele é predestinado a alguma coisa, revelando assim o aspecto de autotranscendência do homem. Concordando com suas palavras, nenhum homem deixa de possuir seu Ser Superior, tal como osateus os substituem por outro ídolos mais concretos, passando a ser o próprio dinheiro, o poder, dentre outros, dando assim uma razão para viver, de ser poderoso e possuir tudo no agora, e no depois,sofrimento.
No decorrer do livro, Pedro procura transformar o complexo da religiosidade em uma face mais imaginária feita pelo homem, com sua perspectiva antropológica, demonstra o homem em umplano mítico. O Mundo das Idéias seria o termo mais apropriado em minha visão para descrever o pensamento que o autor coloca em seu livro.
“Diversamente dos animais, o homem revela o seu aspecto deautotranscendência, mais do que em qualquer outra atividade, quando relacionado às manifestações de cunho religioso.” - Pedro Kemp No livro "Reflexões sobre a religião como utopia e esperança", Pedro C. K.