trabalhos
ABIOGÊNESE E BIOGÊNESE
Novaescola
Campo Grande, 11 de fevereiro de 2014
INTRODUÇÃO
A teoria da abiogênese ou geração espontânea foi a primeira ideia proposta pela origem da vida e teve uma participação muito importante do filósofo grego Aristóteles. Naquela época, como Aristóteles influenciava o pensamento de muitas pessoas, e até de grandes cientistas, essa teoria foi muito aceita.
Nessa teoria, os seres vivos podiam brotar a partir da matéria orgânica. Sapos poderiam brotar dos pântanos, vermes brotavam das frutas. Um médico chamado Jan Baptista van Helmont elaborou uma receita de como fabricar ratos por geração espontânea, entretanto estava tão envolvido com essa idéia que não foi capaz de imaginar que os ratos na verdade eram atraídos pela sujeira, e não brotavam nessa “receita”. Já a teoria da biogênese dizia que os seres vivos se originam de outros seres vivos. O pioneiro desta idéia foi Francesco Redi, ele realizou trabalhos para comprovar que a vida não surgia da matéria inanimada, porém a teoria da geração espontânea só deixou de ser aceita quando um outro cientista conseguiu provar a hipótese da biogênese, Louis Pasteur.
JEAN BAPTISTE VAN HELMONT
Jean Baptiste van Helmont foi um médico, químico e fisiologista nascido em Bruxelas, na Bélgica, em 12 de janeiro de 1577. É considerado por muitos como o fundador da química pneumática, e, geralmente, é lembrado por suas idéias sobre a geração espontânea e a introdução da palavra "gás" no vocabulário científico. Helmont deixou uma extensa obra sobre digestão. Segundo o mesmo, a digestão era auxiliada por um reagente químico, ou "fermento", dentro do corpo. A ideia do médico estava muito próxima ao nosso conceito moderno de enzimas. Dentro da abiogênese, elaborou uma receita de como fabricar ratos por geração espontânea em 21 dias, que consistia em colocar grãos de trigo e queijo em camisas sujas e esperar alguns dias. Ele