Trabalhos
No livro ele faz um estudo do comportamento do homem no estado de natureza até seu encontro com o homem artificial. Explicou sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades.
Para Thomas no estado natural, que é aquele estado que não há um governo que estabeleça a ordem,que todos os homens eram livres,pode acabar gerando guerras,pelo fato de todos os seres humanos serem iguais no seu egoísmo faz com que a ação de um só seja limitada pela força do outro.“O homem é o lobo do homem”.
Com essa conclusão, para que tudo não vire guerra e todos tenham segurança,ele explica que é necessário um Estado,onde não há liberdade. Era precioso um contrato social entre o homem e a sociedade civil, porém isso não insentaria o governo de errar também. Sob um Estado, os homens agora não podem mais fazer o que bem entendem, pois este direito está nas mãos de um soberano.
O homem segundo Hobbes nunca adquiriu tantos direitos a vida como esse contrato,porém nunca teve tanto medo como agora.
Por isso Hobbes pensava na monarquia como a melhor forma de governo: só um poder como o Leviatã, que está acima da lei sujeito a nenhuma autoridade maior, pode realmente, e efetivamente, manter uma nação.
Dizia Hobbes que o homem tem que ter o tempo todo compaixão e viver em paz,mesmo que para isso sua liberdade seja recenseada.