trabalhos
O que é Energia Eólica?
Onde se Produz a Energia Eólica?
Quais os seus benefícios?
Em uma época em que se discute amplamente a questão ambiental, a geração de energia elétrica torna-se um grande problema quando o assunto é a emissão de gases de efeito estufa e degradação ambiental juntamente com o capital investido. Dentre as soluções, intensifica-se em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, a utilização das fontes renováveis de energia. Entre elas, destaca-se a energia produzida a partir dos ventos (eólica) demonstrando competitividade com os sistemas convencionais. Através desse artigo foram analisados o uso da energia eólica e sua introdução na matriz energética nacional relacionada com o custo benefício e a sua eficácia. Ao final, constata-se que este tipo de energia está em grande ascendência no Brasil, e que é de muita valia investir nessa ideia e incrementar a matriz energética nacional aumentando sua eficiência.
Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno.1 O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.
Os parques eólicos são conjuntos de centenas de aerogeradores individuais ligados a uma rede de transmissão de energia elétrica. Os parques eólicos de pequena dimensão são usados na produção de energia em áreas isoladas. As companhias de produção elétrica cada vez mais compram o excedente elétrico produzido por aerogeradores domésticos.2 Existem também parques eólicos ao largo da costa, uma vez que a força do vento é superior e