Trabalhos
SUMÁRIO 3
Introdução
No dia 10 de maio de 2014, à aproximadamente 6:30 da manhã alguns discentes e docentes do curso de engenharia florestal da UFERSA, saímos para uma aula de campo da disciplina de introdução a engenharia florestal, fizemos a trilha ecológica de Ponta Grossa, e observarmos a APA da mesma.
APA – Ponta Grossa
A Área de Proteção ambiental - APA da praia de Ponta Grossa foi criada através da lei nº 262/98, de 08 de abril de 1998, a área é compreendida em 558,6782 hectares, situada no litoral nordeste do município de Icapuí, na praia de Ponta Grossa, administrada pelo município de Icapuí e recebe alguns patrocínios da Petrobrás.
1. APA de Ponta Grossa
Trilha na APA
2. Informações sobre a APA de Ponta Grossa
Na primeira parte da trilha (trilha de tabuleiro) caminhamos 800m , de cima podemos observamos uma enseada em forma de meia lua banhada por um mar calmo. Pude visualizar espécies nativas da Caatinga como o juazeiro, peroba, Pau Ferro, Juca, Pereiro, Jurema, Davi, Muria, Ameixa, Cabeça de Frade; e a flor Mimosa Pudica que me encantou com a sua delicadeza.
3. Flor Mimosa pudica.
Neste percurso o nosso guia o Anderson, mestre em ciências da natureza nos deu algumas noções de como é a cultura dos moradores de Ponta Grossa, e como costuma ser o turismo na região; segundo ele os moradores de Ponta Grossa costumam casar-se entre si, se alguém de fora quiser morar na comunidade tem que casar-se com alguém da comunidade; os moradores expulsam qualquer tipo de empresa que queira se instalar na área de Ponta Grossa.
Nessa região vez e outra são encontrados objetos, que devem ser