Trabalhos
(2011 x 2012)
o 1.0 Taxa de Parcipação
Taxa de Participação: Indica a proporção na PIA incorporada ao mercado de trabalho como ocupada ou desempregada. A taxa de participação específica de determinado segmento populacional (homens, chefes de família, etc.) é a proporção da PIA desse segmento incorporada ao mercado de trabalho como ocupada ou desempregada.
• FÓRMULA:
Tabela 1.
• No caso da Região Metropolitana de Salvador, em 2011 a taxa de participação foi de 56,4% e em 2012 cresceu para 59,6%, (baseado na tabela 1 acima).
o 2.0 Taxa de Desemprego
Indica a proporção da PEA que se encontra na situação de desemprego total (aberto mais oculto). A taxa de desemprego específica de determinado segmento populacional (homens, chefes de família, etc.) é a proporção da PEA desse segmento que se encontra na situação de desemprego.
•
Gráfico 1.
• Após oitos anos consecutivos caindo, a taxa de desemprego aumentou de 15,3% em 2011 para 17,7% em 2012 ( conforme o gráfico 1 acima).
Apesar do aumento, a taxa é a terceira menor da série histórica anual da PED-RMS, iniciada em 1997. No período analisado, houve acréscimo da taxa de desemprego aberto (de 10,4% para 12,1%) e oculto (de 4,9% para 5,6%).
o 3.0 Taxa de Rendimento
Rendimento monetário bruto (sem descontos de imposto de renda e previdência social) efetivamente recebido pelo ocupado, referente ao trabalho realizado no mês imediatamente anterior ao da entrevista. Esta remuneração pode ser resultante do trabalho principal, de trabalhos adicionais ou de pensão/aposentadoria, paga por uma só fonte, por várias delas ou de todas ao mesmo tempo.Para os assalariados são considerados descontos por falta, etc., ou acréscimos devido a horas extras, gratificações, etc. O décimo terceiro salário e os benefícios indiretos não são computados nesta situação. Para os empregadores, contas-próprias e demais é considerada a