Trabalhos
22/09/07 EXTENSIVO
GABARITO FÍSICA – 2ª ETAPA – CADERNOS 1, 2 E 3
B) Considere esse resistor submetido a uma tensão de 9,0 volts, durante um intervalo de tempo de
5,0 minutos, e determine, em joule, a energia dissipada. 01. (Fuvest-SP–2002) Um espectrômetro de massa foi utilizado para separar os íons I1 e I2, de mesma carga elétrica e massas diferentes, a partir do movimento desses íons em um campo magnético de intensidade
B, constante e uniforme. Os íons partem de uma fonte, com velocidade inicial nula, são acelerados por uma diferença de potencial Vo e penetram, pelo ponto P, em uma câmara, no vácuo, onde atua apenas o campo B (perpendicular ao plano do papel), como na figura. Dentro da câmara, os íons I1 são detectados no ponto P1, a uma distância D1 = 20 cm do ponto P, como indicado na figura. Sendo a razão m2/m1, entre as massas dos íons I2 e I1, igual a 1,44, determine: C) Repetindo a experiência com diversos resistores, o estudante encontrou um conjunto de três resistores ôhmicos idênticos e os associou de duas maneiras distintas, conforme representado na figura 1. O estudante, então, imergiu cada associação em iguais quantidades de água e submeteu seus terminais (X e Y) a uma mesma diferença de potencial, mantendo-a constante.
Identifique, nesse caso, a associação capaz de aquecer, mais rapidamente, a água. Justifique sua resposta.
B
03. No circuito a seguir (figura 1), uma diferença de potencial de 12 V é fornecida por uma bateria de resistência interna nula. Deseja-se obter o valor de R de modo que a potência (P) dissipada nessa resistência seja a máxima possível.
P
íons
D1
P1
V0
Figura 1
Figura 2
detector
A) A razão entre as velocidades V1/V2 com que os íons I1 e I2 penetram na câmara, no ponto A.
2Ω
2Ω
I
12 V
R
15
10
5
1 2 3 4
I
(Nas condições dadas, os efeitos gravitacionais podem ser desprezados).
R(Ω)
A) Obtenha expressões para a corrente (I)