Historia
R= Os romanos conquistaram o sul da península ibérica, então, tomados por uma vontade expansionista do Mediterrâneo, até então controlado pela cidade de Cártago, controlaram a ilha de Sicilia, então pertencente a esta cidade. Começou então as guerras Púnicas, e Roma saiu vitoriosa nas 3. Na terceira, foi a derrota final de Cártago, e Roma conquistou toda a costa Africana do Mediterrâneo, daí a expressão "Mare Nostrum", que significa que os Romanos tinham todo o Mar Mediterrâneo para eles.
2) Como a expansao territorialafetou a vida dos diferentes grupos sociais em Roma?
R= A expansão territorial em função de suas conquistas, trouxe o contato com estrangeiros e consequente alteração nos grupos sociais em função conhecerem novos costumes e modos diferentes de vida.
A mais importante revolta de escravos, foi a liderada por Espartacus,um escravo transformado em gladiador.Os motivos eram os de sempre: ausência de direitos,maus tratos físicos e psicológicos;apenas deveres.
3) Explique a seguinte afirmação: o mar mediterrâneo foi um mar de comercio, mas também, se não principalmente,um mar de escravidão(Aldo Schiavone)
R= Essa afirmação quer dizer que durante muito tempo, até hoje o Mar Mediterrâneo é o principal meio de comércio, ligando Europa com a África, permitindo as relações de diferentes povos. Porém, ao mesmo tempo é um mar de escravidão, pois principalmente no período do Império Romano, o Mar além do comércio era utilizado como transporte de escravos, que eram na verdade perdedores de guerras.
4) A que se deveram as revoltas de escravos na república romana e qual foi a mais expressiva?
R= Revoltados com as condições miseráveis em que viviam (os romanos não os consideravam como seres humanos mas, como uma mercadoria) e querendo viver em liberdade, os escravos resistiram à exploração a que eram submetidos e organizaram diversas revoltas.