Trabalhos
Identificação
Introdução
As doenças do sangue, também chamadas de doenças hematológicas ou doenças sanguíneas, são classificadas como hereditárias (transmitidas de pai e/ou mãe para filhos) ou adquiridas. Podem surgir no momento da formação dos componentes de sangue, como as hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos), plaquetas e também das proteínas plasmáticas (encontradas no plasma), das quais muitas têm papel preponderante na coagulação sanguínea. Também pode ser fruto de alguma deficiência na função das células e/ou proteínas sanguíneas.
Pesquisa: Doenças Sanguíneas
Leucemia: São muitas as formas de câncer que ocorrem nas células do sangue, e cujo nome varia em função do tipo de célula envolvida. A leucemia é o câncer que afeta os glóbulos brancos (leucócitos). Como há cinco tipos de glóbulos brancos, há também diferentes tipos de leucemias. Todas elas se originam do mesmo modo: através de alterações no DNA das células tronco que dão origem aos tipos aberrantes de glóbulos brancos. Além de se dividir descontroladamente, as células cancerosas permanecem em estágio não diferenciado, ou não maduro.
Anemia: As anemias são doenças caracterizadas pela baixa concentração de hemoglobina no sangue. Pode ser causada por hemorragias intensas, ela destruição acelerada das hemácias, pela produção insuficiente de glóbulos vermelhos na medula óssea ou pela produção de glóbulos vermelhos com pouca hemoglobina. Este último exemplo é a causa mais frequente de anemia, principalmente na infância, ocasionada pela insuficiência de ferro na alimentação, uma vez que o ferro é um componente importante na formação da hemoglobina.
Anemia Falciforme: Doenças hereditárias que afetam a molécula de hemoglobina também podem causar anemia, como por exemplo, a anemia falciforme. A anemia falciforme foi descrita pela primeira vez em 1910 por um pesquisador que observou que as hemácias dos afetados tinham a forma de foice. Essa