Trabalhos
Ficamos sabendo como é composto o conselho que possui doze conselheiros , diretoria, tivemos dados de quantos profissionais são cadastrados ( 10.000 profissionais) e quantos conselheiros efetivos , o dado que me causou mais espanto foi o numero de fiscais que são cinco, sendo assim posso que é um problema pois o numero de fiscais é reduzido e isso pode dificultar esse trabalho de fiscalizar o profissional contábil.
Outra parte importante foi o papel da fenacon, que consegui colocar os escritórios de contabilidade no simples nacional. A parceria da sescon com a fenacon que a abertura dos escritórios de contabilidade, onde a fenacon profissionaliza os contadores.
A participação que mereceu destaque foi a do Sr Joarez pois ele expos a fiscalização preventiva, onde esta é voltada para a orientação dos contabilistas sobre as ocorrências mais comuns, evitando com isso eventuais deslizes.
Foram expostas as principais infrações que é deixar de elaborar o contrato de prestação de serviços, deixar de elaborar a escrituração Contábil dos clientes, retenção indevida de documentos de clientes, apropriação indébita de valores confiados a sua guarda. Alem disso, as penalidades aplicadas para quem comete tais infrações que são suspensão do exercício profissional, cassação do exercício profissional, advertência reservada, cesura etc.
Houve destaque também em relação ou aviltamento, que é a pratica de preço abaixo do custo, onde a concorrência pode ate cobrar preços mais baixos, porem a qualidade do serviço cai junto com o preço. A cobrança de honorários, como criar parâmetros para precificar seu trabalho, tempo, custos, equipe.
O objetivo da palestra foi posicionar futuros