Trabalhos
Além de vários benefícios o tijolo já possui um isolamento termo-acústico. E a cada 1000 tijolos fabricados evita a derrubada de 9 árvores. Não utiliza queima no processo e ainda são 4x mais resistentes do que os convencionais. Para as paredes internas e externas, não necessita de revestimento, é feito com rejuntamento dos tijolos. Então evita gasto com excesso de cimento, areia, tinta, madeira, arames pregos e principalmente mão-de-obra e desperdício. Para completar e preservar o meio ambiente, a dica é utilizar cola de assentamento ao invés de cimento.
Antigamente faltava tecnologia para a produção do tijolo ecológico, mas hoje em dia temos equipamentos que atendem a qualidade de fabricação. Por isso a demanda tem aumentado. Ainda podemos citar a preocupação crescente com o meio ambiente. E o marketing verde, muito lucrativo para as corporações.
O custo da casa construída cai bastante, pois utiliza menos ferragens e você economiza e muito na mão-de-obra. Além da economia dos recursos naturais.
O ideal seria instalar mini fábricas de tijolos, principalmente em locais onde se usa muito. Exemplo são as grandes construtoras. Deveria ter alguém investindo nessa prática e revertendo os resíduos das obras para a produção de tijolos ou para uma futura obra. As cidades também poderiam investir. Pois as reformas e obras públicas parecem não acabar, nem devem. Mas existem diversos tipos de tijolos ecológicos. Que devem ser levados em conta. Além do meio ambiente o bolso também agradece.
Duvias:
Depois de quanto tempo posso transportar os tijolos?
O aconselhado é fazê-lo após 7 dias de cura, pois transcorrido esse período, o tijolo já adquiriu a resistência mínima para que não quebre facilmente.
Qual é o tipo de solo para fabricação de tijolo ecológico?
O solo é o componente mais abundante no solo-cimento. O cimento, propriamente, entra em uma quantidade que fica, aproximadamente, entre 6% e 10% em peso, o suficiente apenas para