trabalhos
(6)1 - INCÊNDIO SUBTERRÂNEO (OU DE SOLO)
O fogo se propaga lentamente e é independente da direção ou da velocidade do vento, ao contrário dos incêndios aéreos ou de copa, que avançam sempre na direção do vento.
2 - INCÊNDIO SUPERFICIAL
Começa sempre de um pequeno foco, provocado por: palito de fósforo ou ponta de cigarro acesos, fagulha, pequena fogueira, etc. Inicialmente, o incêndio se propaga em forma circular.
3 - INCÊNDIO AÉREO (OU DE COPA)
O fogo se propaga de árvore em árvore pela copa, ajudado pelo vento. Nesse tipo de propagação, a espécie vegetal e a densidade de árvores, são muito importantes.
Outros fatores que controlam a forma e a intensidade do incêndio florestal são: vento - inflúi na forma (de circular à elíptica), direção e intensidade do fogo. material combustível e topografia do terreno - declivosa ou montanha acima, apresentam forma triangular, aproximadamente.
(7)a) PONTO DE FULGOR:
É a temperatura mínima na qual os elementos combustíveis começam a desprender vapores, que podem se incendiar em contato com uma fonte externa de calor. Neste tipo de reação, a combustão se interrompe quando se afasta a fonte externa de calor.
b) PONTO DE COMBUSTÃO:
E a temperatura mínima na qual os gases desprendidos dos elementos combustíveis ao tomarem contato com uma fonte externa de calor, entram em combustão e continuam queimando ao se afastar da fonte de calor.
c) PONTO DE IGNIÇÃO: É a temperatura mínima na qual os gases desprendidos dos combustíveis entram em combustão apenas pelo contato com o oxigênio do ar independente de qualquer fonte de calor.
OBS: a) ponto de ignição baixo = produto leve.
c) Ponto de ignição alto = produto pesado.
(8)CLASSIFICAÇÃO DA COMBUSTÃO: Lenta Quando não há produção de chamas ou de qualquer fenômeno luminoso, como por exemplo, a oxidação do ferro (ferrugem).
Viva
Quando há produção de