Trabalhos
Ciências Rurais - Campus Curitibanos
Disciplina: CRC7611 – Biotecnologia – 2014.1
Professor: Lírio Luiz Dal Vesco
Acadêmicos: Angélica Schopchaki – 10102617 TB
Ariana Pereira – 10102619 TB
Gean Carlos Rauschkolb – 10102633 TB
Daiane Vezaro – 10102626 - TB
Douglas de Córdova Carneiro – 10102629 TB Ricardo Sachini – 10102674 TB
Relatório de Aula Prática 5: Repicagem de brotações e avalição do ensaio de introdução in vitro;
INTRODUÇÃO Alguns fatores podem afetar o sucesso da cultura de um embrião, tais como o genótipo, estádios de desenvolvimento do embrião no isolamento, condições de crescimento da planta mãe, composição do meio, luz e temperatura. (GUERRA & NODARI, 2006). O principal objetivo da fase de multiplicação seja produzir o maior número de plantas possível, no menor espaço de tempo, alguns aspectos qualitativos importantes devem ser considerados. Não basta conseguir altas taxas de multiplicação em alguns explantes. O importante é obter uma taxa média satisfatória com o mínimo de variação de explante para explante. Outro aspecto essencial é a qualidade e homogeneidade das partes aéreas produzidas, pois vai determinar o sucesso na fase seguinte de enraizamento. (GRATTAPAGLIA & MACHADO).
A desinfestação dos explantes é parte fundamental para se conseguir sucesso na propagação in vitro. A escolha da planta matriz, bem como os cuidados prévios com a mesma, são práticas que devem ter cuidados especiais. Práticas como desinfestação de bisturi, desinfestação da planta matriz, escolha do local correto para se fazer a excisão, práticas de assepsia e lavagem do explante são práticas que devem ser seguidas para cultivar esse material.
JUSTIFICATIVA A aula prática foi realizada com a finalidade de por os conhecimentos de repicagem de brotações em prática, agregando conhecimento a cerca das promissoras utilizações da micropropagação in vitro.
OBJETIVOS GERAIS
Seleção de