trabalhos
Dor.
Tipos de Dor: são classificados em 3 tipos básicos.
1 – Dor aguda: usualmente de início súbito e quase sempre associado a uma lesão específica, a dor aguda indica que ocorre comprometimento ou lesão. Quando não existe mais lesão e não há doença sistêmica, a dor aguda usualmente diminui em conjunto com a cura, geralmente em menos de 6 meses e usualmente em menos de 1 mês. Para fins de definição, a dor aguda pode ser descrita como aquela que dura de segundos a 6 meses.
2 – Dor Crônica (Não maligna): é a dor constante ou intermitente que persiste certo período de tempo. Ela dura além do tempo de cura previsto e, com frequência não pode ser atribuída a uma lesão ou causa específica. Ela pode não apresentar um inicio bem definido, sendo, em geral, difícil tratamento por sua origem ou causa pode ser desconhecida. Embora a dor aguda possa constituir um sinal útil de algo está errada, a dor crônica usualmente se torna um problema por si próprio. A dor crônica não possui finalidade útil. Quando persiste, pode transformar-se em um distúrbio importante.
3 – Dor Ligada ao Câncer: a dor associada ao câncer pode ser aguda ou crônica. A dor decorrente do câncer é tão importante que, depois do medo da morrer, é a segunda causa mais comum de medo nos pacientes com câncer recentemente diagnosticado. A dor no paciente com câncer pode estar diretamente associada ao câncer (por exemplo, infiltração óssea pelas células tumorais ou compressão nervosa), um resultado do tratamento do câncer ( por exemplo: cirurgia ou radiação, ou não associada ao câncer, exemplo um trauma. A maior parte da dor associada ao câncer, no entanto, consiste no resultado direto do desenvolvimento tumoral.
Mecanismos Neurofisiológicos da Dor.
As estruturas específicas no sistema nervo estão envolvidas na transformação de um estímulo em uma sensação dolorosa. O sistema envolvido na transmissão e percepção da dor é referido como o sistema nociceptivo. A sensibilidade dos