Trabalhos
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU
CURSO SUPERIOR DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL
GRUPO 6
YOHAN ERIK BERGOCE D’ AZEREDO
SILVIO YAMAIA
MOACIR CRUZ
FELIPE CASTRO
RELATÓRIO
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE ACELERADO NUMA RAMPA – UTILIZANDO O PLANO INCLINADO
PROF. DR. ALEXANDRE DAL PAI
Resumo
Movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA) Um corpo tem Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado quando, ao longo de uma trajetória retilínea, o módulo da sua velocidade apresenta sempre o mesmo aumento em intervalos de tempo iguais. A aceleração do corpo é então constante. Neste experimento foram tomadas as medidas de espaço, velocidade média e aceleração do móvel no plano inclinado com o auxílio do instrumento didático “Plano Inclinado”. As aferições foram realizadas por cada membro do grupo e permitiu concluir que um móvel deslocando-se em um plano inclinado apresenta aceleração, porém os resultados podem ter sido influenciados pelo fato de várias pessoas terem realizado os procedimentos e portanto, terem sofrido algum tipo de alteração pelas diferentes percepções dos componentes do grupo, e que para resultados mais precisos e confiáveis seria necessário que a colheita dos dados fosse realizada somente por um integrante do grupo, diminuindo assim a percentagem de erros.
1. Introdução
Objetos em movimento: bolas, jogadores, carros, aviões e mesmo o Sol e a Lua – são uma constante em nosso dia a dia. Na Física, no estudo dos movimentos, qualquer corpo, seja ele qual for, é denominado móvel. Dessa maneira, ao analisarmos o movimento descrito por um corpo qualquer, iremos nos referir a esse corpo como móvel.
Para podermos descrever um movimento, precisamos conhecer a posição do móvel em cada instante. Assim sendo, vamos chamar de trajetória de um móvel a linha que liga os pontos por onde o móvel passa durante seu movimento.