trabalhos
UM PASSADO QUE VIVE
Transmissão Familiar do Alcoolismo Feminino
Curitiba: Rosea Nigra, 2010.
ENFOQUE COMUNICACIONAL E
ENFOQUE ESTRATÉGICO
Como o Enfoque Estratégico decorre do Enfoque Comunicacional, optou-se aqui por abordá-las em conjunto. É da Cibernética que surge a preocupação com a comunicação aplicada às máquinas. A preocupação era com a incerteza em prever a transmissão de mensagens entre o comunicante e o receptor. O problema fundamental da comunicação era o de reproduzir exatamente, ou pelo menos de forma aproximada, a mensagem enviada. Nesta época a preocupação com o significado e a semântica da comunicação não era levada em conta já que se tratavam de máquinas (Corning, 2007).
A transição da comunicação utilizada nas tecnologias para o entendimento da comunicação em sistemas vivos para a semântica não foi nada fácil. O autor Heinz von Foerster (1966-1995) foi quem deu grande importância para o tema das informações nos sistemas vivos: ele percebeu que a informação para os seres humanos só passa a ter um significado quando em contato com a cognição humana e sua consequente interpretação do que é captado através dos órgãos do sentido. Nasce então uma grande problemática no estudo da comunicação humana que é o significado da informação que cada indivíduo percebe (Corning, 2007).
A comunicação humana tem suas bases em alguns axiomas, segundo Watzlawick et al. (1967):
1. É impossível não comunicar. Toda atividade, inatividade, palavras ou silêncio, possui uma mensagem que influencia os demais e faz com que eles, por sua vez, também respondam a esta comunicação. Sendo assim, qualquer comunicação implica em um compromisso, que por sua vez define uma relação, ou seja, uma comunicação não transmite somente uma informação, mas também define um comportamento.
2. O segundo axioma gira em torno do conceito de metacomunicação, ou seja, na relação existente entre o relato e a ordem. O relato transmite os dados da