trabalhos
Fusões e Incorporações de empresas
INTRODUÇÃO
Inicialmente cumpre salientar que o presente estudo encontra-se na área temática das fusões e incorporações, disciplinando predominantemente as operações, nas quais se visualizam como participantes as sociedades anônimas de capital aberto, opção está tomada por um motivo óbvio: o de que em larga maioria das vezes são tais sociedades as que diretamente participam das mais significativas operações concentracionistas e que, por isso, são as principais responsáveis pela produção de efeitos jurídicos desta espécie no Brasil. O trabalho apresentado foca-se no complexo tema das concentrações empresariais, realizando estudo das espécies de concentração fusão e incorporação, visando, deste modo, atingir-se grau de entendimento sistemático da matéria e apresentar eventualmente os nocivos efeitos econômicos que as tais operações podem originar. Desta forma, a identificação e exame dos tais nocivos efeitos são elaboradas sob os prismas do mercado consumidor, da concorrência e do mercado de valores, ocasião em que se denota a existência de uma clara coordenação e interligação dos problemas discutidos, almejando soluções jurídicas para tanto.
OBJETIVO
O objetivo desta pesquisa é analisar os processos de fusões, incorporações e alianças estratégicas entre Empresas. Com o produto deste estudo, pretende-se levantar dados que sinalizem de que forma as empresas comportam-se frente aos impactos da concentração da riqueza determinada pela fusão da globalidade econômica com o liberalismo comercial, em função do imobilismo e conservadorismo das lideranças do setor.
resumo
A economia internacional vem passando por diversas transformações sociais e econômicas nas últimas décadas. A complexidade de gerir uma organização no contexto atual, onde mudanças e