glossario de geografia
Princípio da isostasia - Explica o estado de equilíbrio dos blocos continentais que flutuam sobre o manto: os blocos mais pesados (cadeias de montanhas) mergulham mais profundamente no manto do que os mais leves (planícies e depressões). Portanto, quanto mais lato, e mais pesado for o bloco terrestre, maior será a parte mergulhada no manto, compensando sua altura.
Deriva continental - Teoria criada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, na qual ele afirmou que há, aproximadamente, 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa.
Ciclo de Wilson - É o ciclo completo de formação, desenvolvimento e fechamento de um oceano relacionado à tectônica de placas, que envolve rifteamento, subsidência, abertura do Oceano, início da subducção, fechamento da bacia oceânica e, eventualmente, colisão continente-continente.
Orogênese - é a formação ou o rejuvenescimento de montanhas ou cordilheiras causada pela deformação compressiva de região mais ou menos extensas de litosfera continental. Daí resulta uma camada mais expessa da crosta terrestre, e os materiais envolvidos sofrem diversas deformações tectônicas, como dobras, falhas geológicas, e também o derrame do manto.
Metamorfismo – Conjunto de modificações ocorridas no estado sólido na composição e na estrutura de uma rocha que está sujeita a condições de temperatura e de pressão diferentes daquelas em que se formou.
Rocha – É um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineraloides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas.
Intemperismo - Também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo.
Solo - É um corpo de