Glossário de Geografia
Realizarei esse trabalho a fim de apresentar palavras desconhecidas e apontar seus significados para que possa ficar claro para meu entendimento. Espero enriquecer meu conhecimento, aprender novas palavras, e o objetivo desse trabalho é aprimorar a matéria estudada durante o ano letivo.
A
Ágio é um valor adicional cobrado em operações financeiras. No Brasil é o valor que se paga a mais do que o preço que estava previamente estipulado. No Brasil houve uma maior incidência desta pratica na segunda metade dos anos 80 com o lançamento do Plano Cruzado (1986). Com o propósito de conter a inflação, que naquela época, atingia índices alarmantes, o Governo optou por, entre outras medidas, tabelar os preços dos produtos, nivelando-os de médio para baixo, causando de imediato a insatisfação dos fornecedores e comerciantes, que perderam a sua possibilidade de barganha, pratica comum num mercado essencialmente capitalista. Em consequência os produtos foram retirados do mercado. Com a escassez de produtos, não restava outra possibilidade para o consumidor a não ser o pagamento do ágio, e em decorrência a insatisfação deste também. Hoje ainda persiste a pratica de pagamento do ágio, principalmente quando se adquire produtos importados, raros ou de difícil oferta, já tido como quase normal nos mercados capitalistas.
Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os juros são sempre calculados sobre o saldo devedor. No Brasil, existe amortização contábil, cujo conceito não se restringe à diminuição de dívidas, mas também a direitos intangíveis classificados no ativo (conta de balanço), derivado da teoria de dimensão econômico dos fundos contábeis. Assim, associa-se o termo amortização contábil, à depreciação