trabalhos
Três Enfoques na Pesquisa em Ciências Sociais: O Positivismo, a Fenomenologia e o Marxismo
As três principais correntes do pensamento contemporâneo que mais enfatizam e orientam a educação e a pesquisa em ciências sociais são o Positivismo, a Fenomenologia e o Marxismo, entretanto o personalismo também estaria presente. O personalismo se destaca pelo fato das suas análises darealidade social elementos teóricos do marxismo ou da fenomenologia.
1 O Positivismo
O Positivismo é uma tendência dentro do Idealismo Filosófico e representa nele uma das linhas do Idealismo Subjetivo, suas raízes podem ser encontradas no empiricismo e desde a antiguidade, mas as bases concretas e sistematizadas estão evidentes nos séculos XVI, XVII e XVIII com Baco, Hobbes e Hume. Ofundador do positivismo foi Ausguto Comte, com isso foi gerado três momentos marcantes na evolução do positivismo que foram: Positivismo clássico, o Empiriocritismo e o neopisitivismo.
O Positivismo predominou até a década de 70, vários fatores contribuíram para a mudança como, por exemplo, a crítica mundial que havia sofrido o enfoque positivista nas ciências sociais, onde os focos mais fortes eram doneomarxismo representada pela Escola de Frankfurt e da fenomenologia, originada em Husserl, Merleau-Ponty, Heidegger dentre outros, e se concretizou no pensamento sociológico de Young, Esland, Keddie, Mills etc. O Positivismo perdeu importância na pesquisa das ciências sociais ao longo do tempo.
Os ataques mais relevantes contra o positivismo se dirigiram aos positivistas lógicos, em especialaos integrantes do Circulo de Viena. Esses ataques eram gerados pelo fato dos pensadores tentarem fazer do positivismo lógico uma filosofia geral da ciência. Popper trouxe o racionalismo critico, o mesmo explica o comportamento humano e representa uma linha dentro das filosofias pós-positivistas, onde defende o caráter hipotéticos de todo o conhecimento cientifico. Popper rejeitou