trabalhos
Objetivo da estatística: Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.
A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
ESTATÍSTICA DESCRITIVA: É o conjunto de métodos para organização, apresentação e descrição de dados representativos do comportamento de uma variável, onde se utilizam tabelas, gráficos e medidas que resumem a distribuição de uma variável.
FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
I) Coleta de dados: após cuidadoso planejamento e a devida determinação das características mensuráveis do fenômeno que desejamos pesquisar, damos início à coleta de dados. Essa coleta pode ser:
Direta: Feita sobre elementos informativos de registro obrigatório, tal como: nascimento, óbitos, compra e venda de mercadorias, ou, ainda quando os dados são coletados pelo próprio pesquisador através de questionários (censo demográfico)
A coleta de dados direta pode ainda, ser classificada quanto ao fator em tempo em:
• Contínua – realizada continuamente (como por ex.: frequência de alunos às aulas).Dia a dia.
• Periódica – realizada em intervalos constantes de tempos ( como por ex: censo demográfico). Uma vez por mês, de dois em dois meses.
• Ocasional – realizada a fim de atender uma conjuntura ou a uma emergência (como por ex.: epidemias, pesquisa de opinião pública. Uma situação emergencial.
II) Crítica de dados: é a conferência dos dados coletados; se houver erros, pode ser por motivos externos, ou seja, erros por parte do informante, ou por motivos internos, os quais ocorrem por parte do