Trabalhos
ORDEM DAS QUESTÕES DA FISICA E A ALMA E O CORPO
Nesta quinta parte do discurso do método, Descartes faz um esboço dasconcepções sobre a física e cosmologia; dualidade ou independência entre corpoe alma; teoria mecanicista; o mundo é uma máquina; universo ± composto dematéria e movimento. Todos os acontecimentos são causados pelo choque departículas movendo-se umas sobre as outras. O mundo é uma máquina: o mundoé um imenso relógio mecânico composto de inúmeras rodas dentadas.
..seria agora necessário que abordasse muitas questões controvertidasentre os eruditos, dos quais não desejo atrair a inimizade, acredito que serámelhor que eu me abstenha e apenas diga, em geral, quais elas são, paradeixar que os mais sábios julguem se seria útil que o público fosse maisespecificamente informado a esse respeito (DESCARTES, R.
Discurso doMétodo
, V parte, p. 41).
Ele tenta de uma maneira simplificada explicar todos os processos complexosda natureza, embora não tenha publicado, por razões desconhecida as quais onosso filosofo não entrou em detalhes, fazendo assim apenas um resumo de taisquestões.tentei explicar as principais num tratado que certasconsiderações me impedem de publicar, não poderia fazê-lasconhecer melhor do que explicando aqui, resumidamente, oque ele contém.(DESCARTES, R.
Discurso do Método
, vparte, p. 41).Descartes defendia um conhecimento racional: Por meio da razão, queatravés de modelos teóricos quer conhecer e dominar o mundo:
Contudo, tal qual os pintores que, não conseguindo representar igualmentebem numa tela plana todas as diversas faces de um corpo sólido, escolhemuma das principais, que põem à luz, e, sombreando as outras, só as fazemaparecer tanto quanto se possa vê-las ao olhar aquela; receando dessaforma, não colocar em meu discurso tudo o que havia em meu pensamento,tentei apenas expor bem amplamente o que concebia da luz; depois, naocasião propícia, acrescentar alguma coisa a respeito do sol e das