Trabalhos
Aulas tema: Apresentação do conteúdo, da disciplina, ementa, objetivos, bibliografia e método de avaliação. Definição do conceito de negócios eletrônicos, análise de alguns números referentes ao comercio eletrônico. Introdução ao e- business e ao e-commerce.
Esta atividade é importante para que você compreenda a terminologia utilizada em Negócios Eletrônicos, de modo a se familiarizar com os termos mais comuns e as alternativas existentes no mercado. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.
Passo 1
Pesquisar o significado de cada um dos termos mais comumente utilizados no mercado de Negócios Eletrônicos, a saber: e-business, e-commerce, B2B (Business to Business), B2C (Business to Commerce), e-procurement, C2C (Commerce to Commerce), CRM (Custumer Relaticonship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning). O objetivo dessa pesquisa é que você seja capaz de escrever um parágrafo explicativo sobre cada um deles.
• E-Business – Não envolve transação comercial, é um negócio eletrônico, uma negociação feita pela internet, mas que não envolve necessariamente uma transação comercial.
Ex: Numa empresa é responsável pelas negociações da empresa na internet (não possui atividade de vendas).
• E-Commerce – Comércio eletrônico, conjunto de atividades comerciais que acontecem online.
Ex: Numa empresa é responsável pelas relações comerciais da empresa na internet (atividade de vendas).
• E-Procurement – É o uso de métodos eletrônicos em cada estágio do processo da compra, identificada, desde a solicitação até o pagamento, e contrair informações de potencial a gerência executiva. O sistema é uma aplicação Web, e permite que os compradores gerenciem suas compras e otimizem seu tempo na redução operacional em relação aos sistemas de cotações convencionais.
• B2B – É o comércio electrónico associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços através da Internet ou através da utilização de redes