Trabalhos
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇAO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA: AMPARO
INTERESES, CONFLITOS E PODER
AS ORGANIZAÇOES VISTAS COMO SISTEMAS POLITICOS
Ailton Alves;
Gérson Silva; Rosana Carvalho; Jorge Cavalcante; Cristiane Figueiredo;
Filomena Carvalho
Marcos Bandeira
TIMON/MA
MAIO/2012
INTRODUÇÃO
Existem alguns aspectos das organizações que ainda precisam ser considerados, como os nossos direitos dentro delas. Os direitos como cidadão estão em total conflito com os direitos como empregados. Enquanto em uma sociedade democrática todo cidadão é teoricamente livre em suas decisões e opiniões além de ser tratado de igual para igual, como empregado todos os direitos são negados, você tem que obedecer todas as regras do seu superior sem reclamar, a única liberdade que possui é poder escolher se fica ou não naquela empresa. Dessa forma, é visto que deve-se compreender as organizações políticas como sistemas políticos e entender o porque desse conflito de direitos.
Constantemente os administradores falam sobre autoridade, poder e relação superior- subordinado; ficando evidente que estes são os aspectos políticos que envolvem as atividades dos que fazem as regras e daqueles que as seguem. Ao concluir que as organizações são ligadas a política pelo fato que é preciso encontrar formas de criar ordem e direção entre pessoas com interesses diferentes e conflitantes, pode-se aprender muito sobre os problemas e a autenticidade da administração como processo de governo.
Devido à ideia de esperar que todas as organizações sejam racionais, onde todos os membros buscam o mesmo objetivo desencoraja a discussão sobre a motivação política, isso acontece já que está impedido de reconhecer que a política pode ser um aspecto essencial da vida organizacional. Vale lembrar que, organizacionalmente, a noção de política nasce quando