Trabalhos
Nome: Thaís Fonseca Diniz Antunes nº 40 3º TA
O filme
“Lutero”
Sumário
1.0 LUTERO O FILME
1.1 A visão de Lutero Quanto as Indulgências da Igreja Católica
1.2 Lutero Volta de Roma
1.3 Lutero segundo o Príncipe Frederico
1.4 A Visita de Tetzel em Wittenberg
1.5 As 95 Teses de Lutero ,
2.0 CONCLUSÃO
Introdução
Este artigo pretende mencionar, de maneira sucinta, alguns dos principais momentos do filme LUTERO, recentemente lançado no Brasil. Para àqueles que se interessarem pelo assunto, vale a pena conferir o filme, apresentado sem grandes alardes por parte da mídia nacional. Afinal o Brasil é um dos maiores países onde a religião predominante é o catolicismo. Talvez seja também por esta razão que os cinemas não "arriscaram" em divulgá-lo com tanta veemência, como tem feito em outros gêneros. É importante não esquecermos que as informações deste, estão completamente embasadas no filme.
Martin Lutero carregou consigo, durante algum tempo, um extremo desejo de se tornar padre. Em 1507 chegou a Enfurt, na Alemanha para trabalhar como professor de Teologia na Universidade de Wittemberg que fora fundada pelo Príncipe Frederico III. Em sua primeira missa, Lutero obteve um desequilíbrio emocional. Na verdade, dúvidas que pairavam em sua mente, começaram a ganhar força. A partir deste momento, tais questionamentos sobre a postura da Igreja Católica começaram a incomodar os conceitos de Lutero, que acreditava na existência de um caminho "gratuito" ao amor de Cristo e da salvação.
1.1 A visão de Lutero Quanto as Indulgências da Igreja Católica
Lutero doutorado em teologia, embora tentasse, não conseguia compreender alguns dogmas da Igreja para com seus súditos. Como por exemplo, a "oferta" de indulgências aos fiéis, em torça da salvação de suas almas do purgatório. Lutero fora para Roma conhecer de perto o centro