trabalhos
O conhecimento científico constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente. O conhecimento é fluente.
São várias as maneiras como o homem produz seu conhecimento , como ser pensante e dinâmico, capaz de produzir tantas outras coisas com diversidade, não seria diferente como conhecimento. E embora haja diversidade, não significa que todas estas formas atenderão a todos os questionamentos da humanidade, mas atenderão o suficiente para que o homem possa continuar vivendo, mas a qualidade desta vida dependerá da forma com que o saber é produzido.
O conhecimento é o resultado do processo de aprendizagem e informação pelo qual as sociedades e indivíduos passam no decorrer de sua existência. A forma como este processo se dá caracterizará o conhecimento produzido como senso comum ou como científico . Eles diferem na sua forma de ser obtido e na maneira como explicam os fenômenos .
O Conhecimento cientifico, é um método formal onde se pretende alcançar o conhecimento racional baseado numa investigação metódica de leis e fenómenos, com o objectivo de produzir saber e conhecimento. Este, já não é baseado nos sentidos mas em métodos experimentais e na aprovação daquilo que os sentidos nos mostram.
Por isso o conhecimento cientifico é:
objectivo positivo, sistemático (baseado na