Trabalhos
CAMPUS ALEXANDRE ALVES DE OLIVEIRA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
SÍNTESE DE O USO DA IMAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA DE VALESCA GIORDANO LITZ
Suellen Fernandes Castro
PARNAÍBA-PI
2013
Numa era em que imagens nos chegam de forma cada vez mais rápida, dinâmica e inovadora, saber interpretar signos visuais, com suas especificidades, tornou-se uma necessidade.
No ensino de História, saber manipular o uso da imagem visual deve ir além de uma simples ilustração das aulas ou para meras discussões. Esse uso deve ser significativo, deve ter intencionalidade, é necessário ter qualidade.
No processo de ensino e aprendizagem busca-se um desenvolvimento e aprofundamento da criticidade, com o objetivo de possibilitar a compreensão de como a história é produzida e veiculada, em que o estudo dos processos históricos deve ter uma significação maior do que a mera acumulação de informações, e conhecer é ter capacidade de estruturar, relacionar, organizar, sistematizar as informações que se tem e perceber como essas relações estruturam a realidade. As atividades de aprendizagem, assim como os objetivos das aulas, não podem se resumir a reproduzir conhecimentos para apenas memorizar e depois repetir. Todo conhecimento deve ser pensado no sentido de sua redescoberta ou redefinição.
A utilização de imagens no processo pedagógico deve ocorrer avaliando a importância da influência ideológica que elas aplicam, em que o próprio processo de cognição e codificação da história seja o viés pelo qual os alunos, enquanto sujeitos do conhecimento, entendam que também são atores sociais, tomando consciência de seus atos.
Sendo assim, quando se apresenta uma imagem ao aluno, ele pode associar a imagem que está vendo às informações que já possui, levando em conta seu conhecimento prévio. Como toda imagem é histórica, o aluno pode perceber a marca e o momento de sua produção.
O trabalho com imagens deve