trabalhos
2ºano
Sumário
Introdução.............................................02
Desenvolvimento..................................04
Conclusão.........................................08
Introdução
Neste trabalho irão apresentar características semelhantes e diferenças entre os filos dos poríferos e o filo dos cnidários.Mostrando seus tipos de reprodução e suas classificações
Os Poríferos
Os poríferos ou espongiários (esponjas) constituem-se nos animais menos evoluídos de todos. São multicelulares, mas suas células não formam tecidos bem definidos e muito menos se estruturam em órgãos. A sua constituição é muito simples. Os poríferos são todos de habitat aquático, predominantemente marinhos, vivendo presos às rochas ou outros substratos do fundo do mar ou dos rios. Têm o corpo perfurado por grande número de poros, por onde entra a água (óstios) e um único poro grande exalante (o ósculo), pelo qual sai a água de percorrer a cavidade central do corpo.
Os poríferos não possuem sistemas (digestivo, respiratório, nervoso e reprodutor). Eles realizam a digestão intracelular. A respiração e a excreção nos cnidários ocorrem por difusão através de toda a superfície do corpo. Não existem estruturas especiais relacionadas a esses processos. A reprodução dos cnidários pode ser assexuada ou sexuada.
Reprodução
Assexuada: no brotamento formam-se pequenos brotos laterais que se desenvolvem em novos indivíduos, originando as formas coloniais. Na gemulação formam-se agregados de células amebóides indiferenciadas, envoltas por dura camada de espículas justapostas. As gêmulas constituem formas de resistência, pois sobrevivem a condições desfavoráveis de seca e/ou frio. Merece destaque a grande capacidade de regeneração de partes danificadas da esponja.
Sexuada: os poríferos são hermafroditas, porém não possuem gônadas. Os gametas, que se formam a