TRABALHOS
1. TÍTULO:
Propriedades da matéria
2. OBJETIVOS:
Determinar experimentalmente a densidade de materiais e teor de álcool na gasolina.
3. INTRODUÇÃO:
A concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP - Conselho Nacional do Petróleo, deve estar entre 18% e 24%, volume a volume (ou, em unidades de concentração em volume, 180 mL/L a 240 mL/L). A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. São importantes propriedades da matéria: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e solubilidade (polar ou apolar) – na identificação de substâncias. A densidade é de grande importância em um experimento, pois, mede-se o grau de concentração de massa em determinado volume, já na solubilidade, o caráter da substância influi muito, já que, devido à polaridade das substâncias, estas serão mais ou menos solúveis. Para melhor compreensão dessas propriedades da matéria é que, se propôs a realização dessa atividade prática no laboratório de ciências da escola.
4. MATERIAIS E REAGENTES:
Balança, provetas, béquer, água, gasolina.
5. PROCEDIMENTOS E RESULTADOS:
5.1 - Colocou-se 20 ml de água na proveta 1, pesou-se na balança e anotou-se a nova massa (proveta + água):
Proveta 1: 52 g
Proveta + água: 71,5 g
5.2 - Colocou-se 20 ml de gasolina na proveta 2, pesou-se na balança e anotou-se a nova massa (proveta + gasolina):
Proveta 2: 48,5 g
Proveta + gasolina: 65 g
5.3 - Transferiu-se toda água contida na proveta 1 para a proveta 2, formando assim um sistema, água mais gasolina, observou-se a característica do sistema e o volume total.
5.4 - Pesou-se a proveta 2 (sistema: água + gasolina), e anotou-se a massa total:
Sistema (água + gasolina): 84 g – massa total. Volume: 38 ml
6. CONCLUSÃO:
Nesta experiência teve como objetivo determinar o teor de álcool na gasolina. Quando adicionou-se a quantidade de água na proveta que continha a gasolina,