trabalhos
Resposta: Massa atômica de um átomo é a soma das massas de prótons e nêutrons no interior do núcleo.
Já o peso atômico de um elemento corresponde à media ponderada das massas atômicas dos isótopos do átomo que ocorrem naturalmente.
2.3 a) Quantas gramas existem em 1 uma de um material?
Resposta: O peso atômico de um elemento ou o peso molecular de um composto pode ser especificado em uma por átomo (molécula) ou massa por mol de material. Em um mol de uma substância existem 6,02 x 1023
(número de Avogadro) átomos ou moléculas. Estes dois métodos de pesos atômicos estão relacionados pela equação: 1 uma/átomo (ou molécula) = 1 g/mol. Então, em 1 uma teremos 1,66 x 10-24 g.
2.4 Cite dois importantes conceitos quântico-mecânicos associados com o modelo atômico de Bohr
Resposta: (1º) Que os elétrons orbitam ao redor do núcleo atômico em orbitais distintos, onde a posição de qualquer elétron em particular é mais ou menos bem definida em termos do seu orbital.
(2º) Que as energias dos elétrons são quantizadas; isto é, aos elétrons permite-se apenas que possuam valores de energia específicos. Para a energia do elétron mudar é necessário que ele efetue um salto quântico para uma energia permitida mais elevada (com absorção de energia) ou para uma energia permitida mais baixa (com emissão de energia). Portanto, o modelo de Bohr tenta descrever os elétrons nos átomos em termos tanto da posição (orbitais) como da energia (níveis quantizados)
2.5 Cite dois importantes refinamentos adicionais que resultam do modelo atômico mecânico-ondulatório
Resposta: (1º) O elétron exibe características tanto de onda como de partícula. (2º) A posição do elétron é descrita por uma distribuição de probabilidades.
2.6. Os valores permitidos para os números quânticos dos elétrons são os seguintes: n = 1, 2, 3,...; (onde K =1, L = 2, M = 3, ...) l = 0, 1, 2, 3,..., n -1; (onde l = 0 s; l = 1 p; l