Trabalhos
Diante do novo contexto empresarial, em que as pessoas são o foco na criação de vantagem competitiva, o novo desafio da organização gira em torno de como motivar e reter seus talentos. Essa nova realidade faz com que a gestão de recursos humanos busque novas formas de atrair, manter e reter o seu capital humano, tudo isso com o objetivo de expandir aos negócios da empresa.
Tendo em vista esse novo cenário, as politicas e praticas de recursos humanos voltados à retenção de talentos giram em torno do recrutamento e seleção, desenvolvimento de pessoal, estilo de gestão, desenvolvimento de carreira, plano de cargos e salários, qualidade de vida, remuneração e benefícios.
Segundo Chiavenato (2004, p.314-315), benefícios são regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários à totalidade ou a parte de seus funcionários. Constituem geralmente um pacote de benefícios e serviços que faz parte da remuneração pessoal. Os benéficos e serviços incluem uma variedade de facilidades e vantagens oferecidas pela organização. Na verdade, os benefícios além de seu aspecto pecuniário ou financeiro servem para livrar os funcionários de uma série de transtornos, pois hoje as exigências dos sindicatos, a concorrência com outras empresas e a queda do poder aquisitivo tem levado as organizações se reestruturarem com relação aos benefícios e serviços prestados.
Diante do exposto e da relevância do assunto, elegeu-se a área de Benefícios e Serviços para o desenvolvimento desse trabalho, com o objetivo de descrever os aspectos que norteiam a politica desse assunto.
1 Origem dos Benefícios e Serviços
Sua origem se deu recentemente com o aumento da preocupação das organizações com as pessoas. Alguns fatores contribuíram para o surgimento e crescimento dos benefícios sociais como:
Competição entre as organizações na disputa de talentos humanos, seja para atraí-los como para mantê-los;
Uma nova atitude