Trabalhos
Gestalt é um termo que vem do alemão, utilizado para abarcar a teoria da percepção visual baseada na psicologia da forma. O termo mais próximo do português significa forma ou configuração, ela surgiu na Alemanha.
Origem da Psicologia da Forma
Durante o século XIX e até inicio do século XX, a psicologia havia se consolidado como um ramo da Filosofia, e limitava-se a estudar tanto o comportamento como as emoções e a percepção. Nessa época, os estudos sobre a percepção humana da forma tinha em comum a analise atomista, ou seja, que procurava o conjunto a partir de seus elementos. Sob esse ponto de vista, o homem tenderia a somente perceber uma imagem através de suas partes componentes, compreendendo-as por associações de experiência passadas (associacionismo).
Em oposição direta a isso, surgiu a Teoria da Gestalt no inicio do século XX, com as ideias de psicólogos alemães e austríacos, como Christian von Ehrenfels, Felix krüger, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka. Inicialmente voltada apenas para o estudo da psicologia e dos fenômenos psíquicos, a Gestalt acabou ampliando seu campo de aplicação e se tornou uma verdadeira corrente de pensamento filosófico. As bases dessa teoria psicológica foram estruturadas a partir desses estudos que estabeleciam a forma e sua percepção. A teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estimulo e como este é percebido pelo sujeito. A teoria também afirma que não se pode ter conhecimento do todo através de partes, e sim das partes através do todo; que os conjuntos possuem leis próprias e estas regem seus elementos, e que só através da percepção da totalidade é que o cérebro pode de fato perceber, decodificar e assimilar uma imagem ou conceito. Mas sobre esse pensamento já se formulavam concepções distintas. A chamada “corrente dualista”, da escola de Graz, na Áustria, identificou dois processos distintos na percepção sensorial: um, a sensação,