Trabalhos
Depois da viagem de Cabral em que ele tomou posse destas terras,em nome do rei de Portugal,foram enviadas novas expedições para fazer o reconhecimento do território e ,principalmente para procurar riquezas.
A primeira riqueza explorada pelos europeus em terras brasileiras foi o pau-brasil,árvore então abundante no litoral brasileiro,desde os atuais Pernambuco até Angra dos Reis,no Rio de Janeiro.
Da madeira do pau-brasil extraía-se uma substância corante, utilizada para tingir tecidos. Esse corante era muito valorizado na Europa, por isso interessava tanto aos portugueses em comercializá-la. O rei de Portugal não demorou a declarar a exploração do pau – Brasil monopólio da coroa portuguesa. Isso significava que ninguém poderia retirá-la das matas brasileiras sem prévia permissão do governo português e pagamento do tributo correspondente. Embora o governo português pretendesse controlar com exclusividade a exploração do pau-brasil, ingleses, espanhóis e, principalmente franceses agiam clandestinamente no litoral brasileiro extraindo a madeira. Para realizar o corte do pau-brasil e o embarque das toras no navios, os portugueses contavam com o trabalho dos indígenas.
A princípio, esse trabalho dos índios era conseguido de forma amigável, por meio de escambo, ou seja eles recebiam uma série de objetos ( como pedaços de tecidos, anzóis, machados, espelhos, pás, canivetes). Os índios não entendiam por que os brancos, precisavam tirar tanta madeira das florestas. Com o resultado da intensa extração não demorou para que o pau-brasil, em poucas décadas começasse a se tornar escasso.
Os portugueses começaram então a cultivar a cana e a produção do açúcar com o objetivo de vendê-lo na Europa. Naquela época, a produção mundial de açúcar era muito pequena e esse produto era muito valorizado. Os primeiros canaviais foram cultivados na Vila de São Vicente, fundada no ano de 1532. Nela também foi construído o primeiro engenho que deu início a