Trabalhos
Dos legados potenciais não concretizados – na mobilidade, a situação só se deteriorou nos últimos sete anos – o mais elementar era que pelo menos a organização do esporte avançasse. Deu-se o inverso. É inacreditável, mas o País escolhido para sediar o maior evento do futebol mundial é aquele que registra a maior quantidade de mortes de torcedores no planeta. Mais espantoso ainda é o crescimento que ocorre ano a ano e como ele coincide com a escolha do Brasil para sediar a Copa.
Em 2006, morreram seis torcedores em conflitos relacionados ao futebol no Brasil. Em 2007, quando o País foi anunciado como sede, o número saltou para 11, o que se repetiu em 2008. Em 2009, quando foram escolhidas as cidades que receberiam os jogos, o número chegou a 21, mantendo-se em 2010. Em 2011, alcançou 31 mortes. Os números são do portal Lancenet. Em 2013, foram 30.
O RETROCESSO
Uma coisa que piorou nos últimos anos foi a violência para dentro dos estádios. Nas últimas décadas, o problema estava resolvido na parte de dentro,