Trabalhos
Dentro do sistema capitalista a essência do homem inverteu-se, o trabalho deixou de ser um fim e tornou-se um meio, iniciou o processo de alienação onde o indivíduo vive para produzir. Na lógica atual, o trabalho tornou-se uma atividade tediosa, monótona e cansativa, levando o ser humano dissociar-se, vendendo sua energia mental e física. O trabalho deixou de ser uma maneira do homem se socializar, criar, se comunicar, aprender resumindo-se a um meio de adquirir algo, consumir, ter, ostentar.
O consumismo condiciona o homem ao trabalho com a função de satisfazer fantasias que são artificialmente estimuladas, criando no indivíduo a necessidade de ter coisas inúteis a sua realidade.
Uma das coisas que se "adquire" como mercadoria, é o próprio tempo livre,em relação ao trabalho,o tempo livre seria o tempo liberado de obrigações que é gasto somente para estar apto a retornar para jornada de trabalho ( Waichmann 2001).
Intimamente ligado ao tempo livre está o lazer do trabalhador, decorrente do cansaço e monotonia do trabalho diário, seu lazer tornou-se descanso ou diversão, "válvula de escape" do estresse diário. Entrando nesse contexto o entretenimento, o lazer espetáculo veiculado pela mídia, enfatizando o consumo desmedido, criando um lazer fantasioso, domesticando o uso do tempo e impondo imagens alheias ao seu mundo real.
Este estudo tem como objetivos: Discutir a relação do trabalho e lazer na sociedade contemporânea, bem como refletir sobre o papel da mídia na sociedade capitalista e analisar o entretenimento como lazer do