Trabalhos
&
ESTRESSE
ATIVIDADE FÍSICA
&
ESTRESSE
Davi Porcino
Betuel Mota
Silas dos Santos
Educação Fisica e Saúde - Ricardo Mayolino
INTRODUÇÃO
Atualmente, a influência da atividade física na melhoria da qualidade de vida e no controle de estresse tem sido divulgada com frequência pelos profissionais da área de saúde, e que uma vida saudável deveria equilibrar uma alimentação balanceada, uma vida familiar e social prazerosa e a prática regular de atividade física.
O objetivo desse trabalho é evidenciar que o exercício físico influencia diretamente a saúde física e mental, ajudando da regulação de substancias relacionadas ao sistema nervoso, ajudando a diminuir o estresse. Além disso, a atividade física é fundamental para o desenvolvimento de fatores psicológicos, prevenindo o índice de estresse.
DESENVOLVIMENTO
O estresse
O termo estresse vem do inglês stress, e foi inicialmente usado na física para traduzir o grau de deformação sofrida por um material quando submetido a um esforço, sobrecarga ou tensão acima da sua normalidade ou do seu poder de reação. Usado atualmente na medicina, o estresse é o estado de tensão de um organismo vivo. Uma situação de estresse poderá ser vivenciada por qualquer indivíduo submetido a estímulo externo ou a alguma situação que provoque necessidade de mudança ou adaptação, mudança esta que acabe significando uma ameaça. Em termos práticos, é um conjunto de reações orgânicas e psíquicas no organismo em relação a estímulos externos, como medo, apreensão, preocupação, excitação, irritabilidade excessiva, tristeza e felicidade.
* Stress negativo: é o stress em excesso. Ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. O organismo fica destituído de nutrientes e a energia mental fica reduzida. A produtividade e a capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de vida sofre danos. Posteriormente, a pessoa pode vir a adoecer. * Stress