Trabalhos
De
História
Alunas: Gabriela Xavier, Maria Julia, Geovanna, Maira e Kathya
Filme comentado da semana
O filme retrata a busca de três homo sapiens para conseguirem uma nova fonte de fogo perdida por sua tribo.
O fogo é um elemento primordial para a sobrevivência da tribo: fornece calor, protege de predadores, prepara os alimentos, chega a ser divino e tenebroso para eles.
A jornada desses guerreiros em busca do fogo é emocionante: há a cena em que um deles taca uma pesada pedra no outro e todos - inclusive o apedrejado, com a cabeça sangrando - têm um ataque de riso. É clássica ainda a cena em que algumas fêmeas ancestrais vão refrescar a garganta num riacho e uma delas, ali acocorada, é surpreendida sexualmente por um macho das cavernas. Bem, digo surpreendida por falta de palavra melhor, já que a tal fêmea não parece muito surpresa.
O filme narra a história de uma tribo Homo Sapiens, que pode ser denominada Cro Magnon, que detém o conhecimento de como manter o fogo aceso, mas não de como produzi-lo. Quando um ataque de uma tribo Homo Neanderthalensis (provavelmente), rival, extingue sua chama primordial, três membros saem numa jornada para conseguir outra chama e reavivar o seu fogo perdido.
Durante a jornada, os três entram em contato com o Homo Sapiens Sapiens, ao salvarem um deles das mãos de uma tribo Homo Neanderthalensis antropófaga. Do contato com este indivíduo e com sua tribo, mais avançado tecnologicamente, são expostos a diversos conhecimentos novos, principalmente à arte de produzir fogo.
Quando as observações realizadas pelos guerreiros levam de um envolvimento dominante para um relacionamento mais afetivo. A principal mensagem do filme é justamente esse período de transição.
Os elementos que compõem o bando de Homo Sapiens ou Cro Magnon estão em uma caverna e realizam atividades em grupo como alimentação, porém não há um líder, não há uma divindade e nem uma comunicação clara entre eles,