Trabalhos
Débora Alencar Melo Araújo
Marcushi introduz fazendo uma breve apresentação do livro lutar com palavras: coesão e coerência de Irandé Antunes. E nesta introdução Marcushi nos passou um pouco de que a autora tratará nesta obra.
No primeiro capitulo Irandé fala da busca por uma melhor linguagem e chega a afirmar que ate mesmo alunos de universidade tem dificuldades em se expressar oralmente. Antunes relatou também algumas características que deve conter um texto, que são a coesão , coerência, informalidade e intertextualidade.
No segundo capitulo o intuito de Irandé é de formar um conceito, uma definição para professores, alunos,etc. do que é realmente a coesão.Segundo Antunes : “coesão é a propriedade pela qual se cria e se sinaliza toda espécie de ligação, de laço, que dá ao texto unidade de sentido ou unidade temática”.No item 2.2 vemos a função da coesão segundo Antunes; dentre essas funções está a de sinalizar os laços que deixam os vários segmentos do texto ligados.
No terceiro capitulo como se pode ver o autor se faz coesão através de reiteração,associação e por conexão, ele enfatiza primeiramente a coesão pela relação de reiteração onde nessa relação as elementos vão sendo retomados.Logo em seguida fala da associação, na associação a relação vai ter a ligação de sentidos entre várias palavras. E por último a coesão pela relação de conexão, essa tem com relação a semântica, que acontece geralmente entre orações e as vezes entre períodos, parágrafos, etc.
No quarto capítulo Antunes fala sobre os procedimentos da coesão que são os seguintes: repetição,substituição, seleção lexical, conexão sintática-semantica, procedimentos esses que nem sempre todos vão está em um mesmo texto.No caso da repetição usamos como procedimento coesivo a paráfrase ,