Trabalhos
A presente obra é um livro de orientação prática de algumas ações políticas que o Príncipe deve fazer para conquistar e se manter no poder.
Frases importantes do Livro
No passado e na tradição apagam-se os desejos e os motivos para mudanças, porque, de qualquer modo, uma mudança sempre cria a base para uma mudança sucessiva.
Os ofendidos não podem causar dano, sendo pobres e dispersos, como já disse. Pelo que se nota que os homens ou são aliciados ou aniquilados. Pois se vingam das pequenas ofensas, mas não das grandes. É indispensável que a ofensa seja tal que não se tema a vingança.
A conquista torna-se perda e ofende muito mais, pois causa dano a todo o Estado, transformando-o com os alojamentos do exército.
Quem não governar bem esta parte, perderá logo o que conquistou e enquanto o mantiver, terá inteiramente infinitas dificuldades e problemas.
É coisa realmente natural e comum, desejar conquistar e sempre que os homens podem e o fazem, serão louvados e não censurados. Mais quando não podem e querem fazê-lo de qualquer modo, aqui está o erro e a censura.
De onde se tira uma regra geral que nunca ou raramente falha: Quem é a causa de alguém tornar-se poderoso será derrubado; pois esse poder adveio dele, seja por engenho ou força, e os dois são mal vistos por quem tornou-se poderoso.
Naqueles Estados governados por príncipe e servos, o príncipe tem mais autoridade, pois em toda sua província não há outro superior que não ele, e, se aborrecem a algum outro, fazem-no como ministro e oficial, e não lhe reservam um amor particular.
Tal governo consiste do fato de existir pela vontade do príncipe, sabe que depende sua benevolência e poder.
Não se pode chamar de “valor” assinar seus cidadãos, trair seus amigos, faltar à palavra dada, ser