Trabalhos
Mecanismos
Volatilidade Relativa
Destilação Fraccionada [1]
Andar em Equilíbrio
Dispositivos de contacto no interior da coluna (internals)
Eficiência da Coluna de Destilação
Destilação Binária
Método de McCabe -Thiele
Influência da Razão de refluxo no Número de Andares da Coluna
Destilação de Misturas de Vários Componentes
Destilação Flash
Destilação Descontínua
Aplicações
Bibliografia MECANISMOS
O mecanismo em que se baseia a separação por Destilação é o do Equilíbrio Líquido/Vapor. Quando fornecemos calor a uma mistura líquida, promovendo a sua vaporização parcial, estabelece-se um equilíbrio entre as fases líquida e vapor, para uma dada pressão total, e a composição das duas fases será diferente (ver a secção de Termodinâmica Química/ Equilíbrio Líquido-Vapor)
A Figura 1 ilustra, no diagrama Txy (Diagrama de Pontos de Ebulição ), a vaporização parcial de uma mistura líquida (L0) de A+B.
Figura 01: Representação da vaporização parcial de uma mistura líquida no diagrama T,xy.
Quando L0 aquece desde a temperatura Tinicial até à temperatura Tfinal, de tal modo que ocorre a vaporização parcial de L0, produz-se um líquido saturado (L) de composição xL,A e um vapor saturado (V), em equilíbrio com o líquido, e de composição yV,A. Isto é, realiza-se a separação parcial dos compostos A e B da mistura líquida L0. A designa o componente mais volátil da mistura, x e y as fracções molares desse componente, respectivamente nas fases líquida e vapor e B designa o componente menos volátil da mistura.
A separação por destilação só é possível se as volatilidades dos vários componentes da mistura a tratar forem diferentes entre si.
Como se pode observar no diagrama T,xy da Figura 1, o vapor produzido é mais rico no componente mais volátil A do que o líquido em equilíbrio com ele à temperatura de saturação Tfinal e também mais rico em A do que a mistura líquida inicial (alimentação). Assim, por destilação é possível separar os