trabalhos
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
DISCIPLINA: LINGUISTICA DO TEXTO E DISCURSO
PROF.: JOÃO BENVINDO DE MOURA
DOCENTE: ELIZANDRA DIAS BRANDÃO
EXERCÍCIO BASEADO NO ARTIGO “ANALISE DO DISCURSO” DE FERNANDA MUSSALIM.
1. Fale sobre o surgimento da AD (época, teoria, áreas afins).
A Análise do Discurso teve sua origem na França na década de 1960, e teve como teóricos Maldidier (1994) que descreve a fundação da Análise do Discurso através das figuras de Jean Dubois e Michel Pêcheux. Ambos com preocupações distintas têm em comum o fato de serem tomados pelo espaço do marxismo e da política, partilhando convicções sobre a luta de classes, a historia e o movimento social. É, pois, sobre o horizonte comum do marxismo e de um momento de crescimento da Linguística que nasce o projeto da Analise do Discurso.
2. Qual a relação entre o materialismo histórico e o estruturalismo?
A relação é que se estabelecem as bases não só para a gênese da AD e do projeto althusseriano, mas também para a convergência entre esses projetos.
3. Como Althusser investiga as “condições de reprodução social”?
Ele considera a necessidade de se considerar que a infraestrutura (base econômica), determina a superestrutura (instâncias político-jurídico e ideológicas). A ideologia só pode ser concebida como uma reprodução do modo de produção, uma vez que é por ele determinada. Ao mesmo tempo, por uma “ação de retorno” da superestrutura sobre a infraestrutura, a ideologia acaba por perpetuar a base econômica que a sustenta.
4. Segundo Althusser como funciona a ideologia?
O autor afirma que o que tradicionalmente se chama de estado é um aparelho repressivo do estado (ARE), que funciona “pela violência” e cuja à ação é complementada por instituições – a escola, a religião, por exemplo – que funcionam “pela ideologia” e são denominadas aparelhos ideológicos de Estado (AIE). E que pela maneira como se estruturam e agem esses aparelhos, por meio