Trabalhos
Curso: Pedagogia Turma: P2-A
Disciplina: Filosofia da Educação
Professora: Vilma Rocha
Data: 19/06/2006
Alunos/ Matrículas:
Barbara Alves / 0820613
Elton Caires / 0820742
Léia Dias / 0820737
Luciana Batista / 0820515
Maria Jucilene / 0820341
Marize de Lima / 0820676
Análise filosófica do filme: Sociedade dos Poetas Mortos
1- Atitude Filosófica e o Condicionamento:
Podemos observar já no início do filme, que por ser uma escola muito tradicionalista, todos os alunos são condicionados á um sistema truculento, repetitivo e autoritário.
Na cena em que levantam o brasão tradicional da escola, mensionam os quatro pilares das normas dela que eram tradição, honra, disciplina e excelência.
Isso sem contar que os garotos também eram condicionados á vontade de seus pais, ou seja, tinham que obedecer sem questionar nada,como no caso do garoto Neil, que foi condicionado sempre a obedecer seu pai, sempre com rigidez e sem poder reagir, seus comportamentos eram modelados de acordo com que os pais queriam e depois ao que a escola lhes impunha, de forma autoritária, podante e rígida..
Acreditamos, assim como disse Aristóteles, que cada ser é único e desenvolve seu caráter e ética, durante toda sua vida,a escola lhes instrui, sem ter que interferir no “eu” de cada um, sendo assim, esta escola não os preparava para a vida, e sim apenas para a universidade, condicionando-lhes apenas a erguer cada dia mais o nome da escola e servirem apenas para o mercado de trabalho. Modificando a cada dia, suas atitudes filosóficas, pensamentos reflexivos e seus comportamentos únicos e pessoais.
Nesta escola, os professores também eram condicionados a serem repetitivos e autoritá rios, não permitiam que os alunos agissem com autonomia, mandando que eles se calassem o tempo inteiro, individualizando-os e sem dar valorização ao “ humano”. 2- Atitude filosófica e o Conformismo:
Existem várias cenas de conformismo no filme, porém