Trabalhos
TANIA REGINA CANDIDO DE ALMEIDA
DIFERENÇAS E PRECONCEITOS NA ESCOLA
JAHU
2012
TANIA REGINA CANDIDO DE ALMEIDA
DIFERENÇAS E PRECONCEITOS NA ESCOLA
TRABALHO DE COMINICAÇÃO E LINGUAGEM; PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃOII; EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO – RACIAIS......... APRESENTADO À UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR, COMO REQUISITO PARCIAL PARA A OBTENÇÃO DE MÉDIA BIMESTRAL NA DISCIPLINA DE PEDAGOGIA.
Orientador: Prof. Vilze Vidotti Costa; Lilian Salete Alonso; Carlos Eduardo Gonçalves; Fabio Luiz da Silva.
JAHU
2012
Diferenças e Preconceito na Escola
O preconceito sempre existiu dentro das sociedades e muitas crianças trazem para a escola um pouco da sua cultura e educação das quais muitas vezes o faz ser alvo de racismo, preconceito e bulling, ou faz dele o próprio agressor. Faz-se necessário que a escola e os pedagogos estejam atentos a propostas de se trabalhar com temas tão complexos e multiculturais. Parece que o mundo concreto evoluiu, entretanto, o mundo psicológico e de relações sociais não passou pelos mesmos avanços, pois vemos diariamente situações de preconceito que só fazem os alunos regredirem e com isso, o mundo todo perde.
Em um mundo que rompe fronteiras, nota-se a necessidade do ser humano de identificar-se com um grupo, no qual o sentido de isolamento pertencente ao macro vá se diluindo e dê conforto aos indivíduos que mantém uma identidade cultural, uma tradição e uma história que lhes permita pertencer a esta nova realidade sendo sujeitos atuantes neste processo.
A sociedade globalizada é, por sua vez, instável; nela o sujeito-ator perde protagonismo e não encontra figuras emblemáticas com as quais se identificar, em companhia dos outros, além de beber as mesmas bebidas ou assistir aos mesmos