Trabalhos
Principais problemas ambientais
Professora: Silvina Sílvia
Aluno: João Ribeiro
2012/1013
Tipo de poluição
Poluições
Poluição atmosférica: A poluição atmosférica resulta da contaminação da atmosfera por gases, partículas sólidas, liquidas em suspensão, material biológico ou energia. A adição dos contaminantes pode provocar danos directamente na saúde humana ou no ecossistema. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis. Esta poluição causa ainda mais impactos no campo ambiental, tendo acção directa no aquecimento global, sendo responsável por degradação de ecossistemas e potenciadora de chuvas ácidas.
Poluição sonora: Nos grandes centros urbanos, na proximidade dos aeroportos, dos caminhos-de-ferro, das auto-estradas e de outras rodovias de intenso tráfego, pessoas são, diariamente, confrontadas com ruídos e barulhos ensurdecedores produzidos pelos motores ou buzinas dos automóveis, dos camiões, das motos e das motorizadas, dos transportes públicos... que circulam nas ruas e estradas num constante frenesim.
Poluição dos solos: O solo tem como componentes principais a fase sólida (matéria mineral e matéria orgânica), e a água e o ar na designada componente "não sólida". O solo deve ser encarado como uma interface entre o ar e a água (entre a atmosfera e a hidrosfera), sendo imprescindível à produção de biomassa. O solo é o local onde assentamos os pés, o simples suporte para habitações e outras infra-estruturas indispensáveis ao Homem, o seu "caixote do lixo"!. Sempre que lhe adicionamos qualquer substância estranha, estamos a poluir o solo e, directa ou indirectamente, a água e o ar.
Poluição das águas: A água limpa e fresca é essencial para todas as formas de vida. Infelizmente, desde que começámos a inventar máquinas e a construir grandes fábricas que a maior parte dos rios, lagos e mares